My first half-marathon | Time and training

Last sunday, on October 9th, I completed one of my goals for this year: run an half-marathon. And I couldn’t be more happy with it.

If you have been following me, specially my fitness journey, you would know that I have been running and taking it a bit seriously. There is why my goal was to be able to run the 21.1km, since I have already done 10km and less. I started practicing during quarantine, around a year and half ago, as a way to go outside. But only after 2 months, when I saw that I was good at it and above all I really enjoy it, I started taking it seriously and really introducing it into my workout programs.

~~

No domingo passado, a 9 de outubro, eu completei um dos meus objetivos deste ano: correr uma meia-maratona. E não podia estar mais feliz.

Se me têm andado a seguir, especialmente a minha jornada de fitness, sabem que eu comecei a correr e que tenho levado isso a sério. E é por isso que o meu objetivo era conseguir correr os 21.1km, uma vez que já tinha corrido 10km e menos. Eu comecei a praticar durante a quarentena, acerca de um ano e meio, como uma maneira de sair fora de casa. Mas apenas dois meses depois, quando me apercebi que até era boa e mais do que tudo tirava bastante proveito, é que comecei a levar a sério e a introduzi a corrida nos meus programas de treino.

At the end of last year I was pretty comfortable running the 10km, which corresponds to the mini-marathon, and I had a run scheduled, so for the next year, 2022, the next step to go to were the half-marathon. I started in the beginning of the year with small goals, like I wanted to be able to run 15km by April. And I did it. Then I kinda fell out of it because of all the university projects that I had, and I even thought that I wasn’t going to do it because I was not training enough. 

It was after my summer holidays in Chiclana, that I said to myself, “no, I’m going to do it, and now that I’m free I can really focus hard”. And for the next 8 weeks I put all my energy to it and followed a run program diligently (from Marathon Handbook). Not gonna lie by the end I started to be more lazy and my life had some more turbulence. But how some people say it’s best to undertrain than to overtrain. 

~~

No final do ano passado, já me sentia bastante confortável a correr os 10km, o que corresponde à mini-maratona, e já tinha uma corrida marcada, por isso para o próximo ano, 2022, o próximo passo era a meia-maratona. Eu comecei o ano com pequenos objetivos, sendo um deles conseguir correr 15km até abril. E corri mesmo. Depois deixei a corrida um pouco de parte, devido a todos os trabalhos da universidade, e cheguei mesmo a pensar que não iria conseguir concretizar os 21km porque não estava a treinar o suficiente.

Foi a seguir às férias de verão em Chiclana que eu disse a mim mesma "não, eu vou fazê-lo, e agora que estou livre posso focar-me realmente". E nas 8 semanas seguintes eu pus toda a minha energia em treinar e seguir um programa diligentemente (do Marathon Handbook). Não vou mentir que mais para o fim fiquei um pouco preguiçosa e a minha vida também teve mais turbulência. Mas como algumas pessoas dizem é melhor treinar menos do que treinar em demasia.

So on October 9th I completed the Luso Half-Marathon, here in Portugal, with a time of 1:54:38, which rounds to 5:26min/km. My best of all time. It was hard by the end of it, kilometer 18 forward, but overall I felt pretty good. Not going to hide the fact that I went with my dad and since he runs a lot more than me he pushed me a lot and helped me during the water points (where they give you water, power raid, gel, fruit, etc).

In terms of my 2 months training it consisted of 4 runs a week: two medium runs, usually 8km; one easy run, 4km; and one long run, started at 10km and ended by 18km. During my training I never did 21km, but I felt ready for it actually. On top of that I kept my usual pilates workouts 6 times a week.

~~

Então a 9 de outubro eu completei a Luso Meia-Maratona, aqui em Portugal, com um tempo de 1:54:38, o que arredonda para os 5:26min/km. O meu melhor tempo de sempre. Foi difícil no final, a partir do quilómetro 18, mas no geral senti-me bem. Não vou esconder o facto de que fui com o meu pai e sendo que ele corre mais do que eu, motivou-me a fazer melhor e ajudou-me mesmo nos pontos de água (onde dão água, power raid, gel, fruta, etc).

Em termos dos dois meses de treino, consistiu em 4 corridas por semana: duas corridas médias, usualmente 8km; uma corrida fácil, 4km; e uma corrida longa, que começou nos 10km e acabou nos 18km. Durante o meu treino, eu nunca fiz 21km, mas senti-me preparada na mesma. Em cima disto tudo, eu mantive os meus treinos de pilates 6 vezes por semana.

It was very hard to keep up with all it, and if I had university I probably wouldn’t be able to, but with passion you can do it all. And that’s the best advice I have for you. On top of all the training you have to do, and be realistic and consistent with your goals and run, to become better, you only be able to up yourself if you really like what you’re doing: running. You have to take joy from all the sweat and heart racing and after pain to be able to continue. I’m not saying you have to want it everyday, some days that I was supposed to run I didn’t feel like it, but or you push forward because the feeling after feels good or you just accept it that today is not the day, which is important too. Which cannot happen is feel like a chore every single time.

Finally, if you can find a buddy that’s even better. At least have family and friends to motivate you, even if they don’t run with you. I’m very grateful for all my family and friends. And a big thank you to my dad that ran with me and motivates me every single time, to his friend that pushed me a little more during the run, and to my sister and my friends that went to the finish line to see me pass it. 

~~

Foi desafiador conseguir fazer tudo, e se tivesse ainda universidade provavelmente não conseguiria de todo, mas com paixão tudo se faz. E este é o melhor conselho que vos posso dar. Por cima de todo o treino que têm de fazer, e ser-se realista e consistente com os objetivos e com a corrida, para ficar melhor, apenas serão realmente capazes de melhorar-se se gostarem do que estão a fazer: correr. Têm de tirar felicidade de todo aquele suor e coração acelerado e da dor posterior para conseguirem continuar. Não estou a dizer que têm de querer isso todos os dias, alguns dias que é suposto eu correr também não me apetece, mas ou eu resisto porque eu gosto do sentimento que tenho depois da corrida ou apenas aceito que hoje não é o dia, e isso é o mais importante. O que não pode acontecer é sentir que a corrida é uma tarefa sempre que o vais fazer.

Finalmente, se conseguir arranjar alguém para correr convosco ainda melhor. Pelo menos, ter família e amigos que vos apoiam, mesmo que não corram com vocês. Eu estou muito grata para com a minha família e amigos. E um grande obrigado para o meu pai que correu comigo que me continua a motivar sempre, para o amigo dele que me puxou a correr mais um pouco na meia-maratona, e à minha irmã e amigos que estavam lá para me ver cortar a meta.






0 comments